quarta-feira, 26 de maio de 2010

ADECA escreve ao presidente da AFSA

A direcção da Associação Desportiva de Castelões escreveu uma carta aberta ao presidente da AFSA por causa dos incidentes no recinto do Pedome.
O conteúdo da carta pode aqui ser lido. Por ser eloquente, não merece comentários, apenas uma tomada de posição dos responsáveis pelos campeonato concelhio.
_____________________________________
«Associação Desportiva de Castelões
Ex.mo Sr. Presidente da AFSA
A Associação Desportiva de Castelões vem por este meio justificar a razão pela qual não entrou em campo na segunda parte do jogo Pedome VS Castelões realizado no passado sábado pelas 17H00.
Facto é que tem sido pratica comum que a equipa da A.D. Castelões tem sido recebida neste campo com pouca dignidade sendo tanto a equipa como a própria assistência mal tratada durante todo o jogo com insultos de todo o género, através de cânticos por uma claque constituída maioritariamente por miúdos menores de idade que são incentivados directamente pela própria direcção que não se cansa durante o jogo os manter sempre com grades de cerveja para que estes se sintam mais à vontade para insultar tudo e todos, bem como com faixas colocadas ao longo das redes que limitam o campo (fuck castelões, castelões é merda, filhos da p... a castelões) entre outros, criando por isso um ambiente pesado nesta campo para qualquer pessoa que se preze de pertencer a esta Freguesia.
No jogo acima referido aquando da marcação de um livre directo a favor da equipa do Pedome que resultou em golo estes elementos da dita claque atiraram-se contra a rede que limita o campo aos pontapés atingindo o guarda-redes do Castelões, situação esta que provocou mal estar nos adeptos da ADECA que verbalmente se insurgiram contra essas ditas pessoas, que de pronto se viraram a agredir todos os adeptos do Castelões entre eles elementos da própria direcção (o presidente do conselho fiscal Joaquim Azevedo Ribeiro, o secretário José Coelho, a tesoureira da Associação Alice entre outros) tudo isto presenciado pela direcção do Pedome que assistia impávida e serena sem tomar medidas para que as provocações parassem por ali.
De salientar que nas bancadas encontravam-se crianças de colo que só não foram atingidas no meio da confusão por muita sorte porque senão o desfecho teria sido pior, (tudo isto a troco de umas grades de cerveja injectadas a menores alguns deles jogadores dos escalões mais baixos do Pedome).
Durante tudo isto o árbitro que tinha apitado para o intervalo estava fechado dentro do seu balneário com o presidente do Pedome Sr. José Luís e o delegado a este jogo Sr. Leonel, não deixando estes, que o presidente da ADECA tomasse parte desta "reunião".
Não chegando isto, ainda houve um jogador que por estar lesionado não estava em jogo (brasileiro) estava nas bancadas a apoiar tudo o que a dita claque fazia tendo mesmo depois de os ânimos já estarem acalmados agredido à falsa fé novamente o presidente do conselho fiscal Joaquim Azevedo Ribeiro.
Sr. Preesidente, falava-se em haver medo de ir jogar no campo das Lameiras, o próprio Presidente do Pedome na passada época queria que todos os clubes fizessem um abaixo-assinado para que não se jogasse nas Lameiras (não sabemos bem porquê) ou (talvez até saibamos e ele também). Se o Sr. perder um pouco de tempo e assistir a um jogo neste campo vai ver em qual campo haverá mais medo de se jogar.
Os jogadores da ADECA ao verem os seus adeptos a serem agredidos desta maneira tomaram em conjunto e bem a iniciativa de não entrarem em campo para a segunda parte pois os problemas poderiam ainda virem a ser piores.
Todos estes lamentáveis incidentes foram presenciados por vários árbitros da AFSA que podem confirmar o que descrevemos, assim como o coordenador dos árbitros o Sr. José Manuel. Todos estavam indignados e envergonhados com estes tristes acontecimentos.
Este campeonato está no fim por isso esperamos que tomem as devidas providências para que na próxima época não se voltem a repetir situações destas, para que todos os jogadores possam praticar bom futebol e todos os adeptos possam assistir aos jogos sem serem agredidos a troco de nada.
Sem mais de momento,
Cumprimentos,
A Direcção»
_____________________________________

14 comentários:

  1. o k a ADECA escreve na carta e td verdade.esse tal presidente do pedome falou mal das lameiras e agora ta mt pior jogar em pedome.

    ResponderEliminar
  2. Isto pa n falar nos insultos que costumam dirigir aos elementos de outros clubes que vão ver jogos do Pedome, qd nda disse se vê nos outros campos deste concelhio. Figuras tristes e indignas… Que ensinamentos se dá a este "putos". Onde páram os responsáveis da AFSA q assistem a todo cem nada fazer. O clube continua impune.

    ResponderEliminar
  3. esses ditos adeptos da A.D.PEDOME foram a um certo campo nem confusao fizeram e alem de mais nem pouco mais apareceram la com a dita claque d putos

    ResponderEliminar
  4. isto que esta na carta e completamente mentira...o filho do presidente do casteloes que ja tem arranjado problemas noutro jogos foi o primeiro agredir um adepto do Pedome, este inocente nao lhe correspondeu,a direcçao nao pagou cerveja a claque,e tudo fez para acalmar os animos...e a claque tentou separar os adeptos de ambas as equipas..nao agredindo nimguem!nao temos nada contra nimguem!nao digam o que realmente nao e verdade!quanto aos canticos um bom adepto so tem se saber ouvir i calar!

    ResponderEliminar
  5. a cerveja nos pagamos la nao pedimos nada a ninguem.. a corrupçao nos nao a fazemos??
    menores??? o qu e eu saibo o aucool é proibido para menores de 16 : )
    digan antes assim temos dor de cutobelo por eles terem a melhor assistencia do campeonato. pedome sempre

    ResponderEliminar
  6. Calúnia, Injúria e Difamação

    DOS CRIMES CONTRA AS PESSOAS

    CAPÍTULO VI

    Dos crimes contra a honra

    Artigo 180.º

    Difamação

    1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.

    2- A conduta não é punível quando:

    a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e

    b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.

    ResponderEliminar
  7. PEDOME CAMPEAO!!!! DIGAM O QUE QUISEREM MENTIRAS NAO NOS REBAIXAO

    ResponderEliminar
  8. isto e vergonhoso esta carta....estes responsaveis nao vao sair inpunes das falsas afirmaçoes que fazem nesta carta.....

    ResponderEliminar
  9. Mesmo sabendo que possivelmente não vão aceitar o meu comentário (pk pelo k sei vocês simplesmente aceitam comentários favoráveis ás outras equipas, talvez por medo da verdade, digo eu, não sei), gostaria de salientar que crianças de colo como vocês referem, nao devem ir ao futebol, nem tao pouco jogos oficiais como jogos amadores, esse é um dos aspectos que gostaria de deixar claro. Importante tb referir que o Casteloes nao é uma equipa de "santos", bem pelo contrario, pois pelo que presenciei ao longo destes anos como adepta e ex jogadora do Pedome mas tb como adepta do futebol salao, sempre existiu rivalidades tanto entre Pedome- Casteloes como Pedome- Covense, facto esse que levou a equipa do Covense a divulgar uma carta que deveria ser sigilosa, tanto pra direcção da AFSA, como pro Casteloes... carta essa que em nada diz respeito ao Covense, carta essa que esta aqui publicada mas que elementos do Covense se dao ao luxo de recusar todos os outros comentarios que possam surgir do Pedome! Vergonha nao é o Pedome ter uma claque k o apoia em todos os momentos bons e maus, vergonha é a direcção do Casteloes se humilhar e colocar situações destas em jornais e ate mesmo na internet. Vergonha é o Covense que se diz uma equipa de "santos" nao se lembrar por exemplo do que aconteceu o ano passado num jogo feminino, entre Covense- Pedome, em que o Pedome vencia o jogo por 3-0 e em menos de 5 minutos o arbitro marcou 3 livres que não existiram e qd jogadoras lhe foram pedir explicações a única coisa que esse senhor disse foi simplesmente foi isto: “O arbitro sou eu”, jogo esse em que em pleno jogo uma jogadora do pedome foi ofendida e agredida em pleno campo por uma jogadora do Covense e ainda para piorar a situaçao foi dizer ao arbitro que tinha sido agredida pelo treinador do Pedome, qd este a unica coisa que fez foi se dignar a separar as duas jogadoras, ja que o arbitro nao o fez... melhor ainda foi essa jogadora ter dito ás colegas ao fim de alguns dias que o que tinha dito tinha sido mentira e que o treinador do Pedome nao a tinha agredido, em compensação, a equipa feminina do Pedome perdeu o seu treinador durante todos os restantes jogos ate ao fim do campeonato. E agora vem aqui o Covense falar de bom ambiente no futebol, qd eles nem sabem educar as "miudas" que tambem os representam, agora pergunto.vos, é este o futebol que querem?! Ja o tao a praticar á varios anos! Vergonha é manter em segredo aspectos que prejudicam a vossa imagem, em troca disso defendem uma equipa que se esta a rir da vossa cara!

    ResponderEliminar
  10. "Crianças de colo" ou ate mesmo apenas crianças que ja nem precisem desse colo têm a dignidade de ler estas coisas que como refiro, em nada favorece a sociedade em que vivemos, so vai trazer mais rivalidades em clubes ou ate entre claques. Refiro: O objectivo do Pedome nao é esse! O objectivo do Pedome nao é humilhar adversarios que nao se contentam com as más epocas que fazem. O objectivo do Pedome nao é alimentar uma rede de "putos a cerveja", pk se voces fossem verdadeiros observadores saberiam que isso é uma mentira, a claque é liderada por um jovem com mais de 18 anos, faz da vida dele o que quer e bebe a cerveja que quer. Nesse jogo que voces tanto falam, como devem ter reparado,o Pedome sagrou-se campeao e como tal, teve e com todo o direito razoes para festejar, daí a festa toda que voces adeptos do Casteloes e ate do Covense se dignaram a ver!
    Vergonha talvez pra voces será ser campeao ultrapassando a inveja de alguns clubes, nomeadamente dois clubes rivais do Pedome, prova disso é a classificaçao e ate mesmo as equipas que jogam este domingo no Pavilhao Municipal em Famalicao!
    Nao percam o vosso tempo a alimentar situaçoes que so vao trazer mal ambiente aos jogos de Futebol salao... todas as equipas sao favorecidas em determinados jogos, todos os arbitros falham, nao venham com tretas de que o Pedome é isto ou aquilo qd voces nao se dignam a aceitar o k os adeptos do Pedome têm para escrever/dizer!
    Quanto á equipa do Casteloes, que teve a oportunidade de assistir ao jogo que eles fizeram contra o Pedome, pra taça, tiveram aí uma oportunidade de visualizar quem sao realmente os elementos que começam discussões e mau ambiente. Nao defendo so os elementos do Pedome, pk tb eles falham, nomeadamente no k diz respeito a faixas e cartazes exibidos em alguns jogos. O jogo de futebol salao joga.se dentro do recinto e nao ca fora e se ninguem vos ensinou isso ainda vao a tempo de o saberem! O treinador da equipa feminina do ano passado, das primeiras coisas que ensinou á equipa foi que existem duas coisas diferentes no futebol: o ambiente dentro de campo e o ambiente fora dele, o objectivo é jogar sem ligar ao que os elementos de fora dizem! Rivalidades existem sempre, nao so com o Pedome... se nao fosse com o Pedome iria ser com qualquer outra equipa... talvez na proxima epoca vou gostar de vir aqui, ao site do Covense e ler algo parecido a dizer mal por exemplo de um clube que este ano eles defenderam (sabe-se la pke e a troco de quê).

    Ja está na altura dos elementos do Covense e do Casteloes deixarem de imitar os "putos do Pedome" e começarem a ser Homens com "H" Grande, e nao alimentarem guerras que nao vos levar a lugar algum.

    Certamente Pedome convida todos os elementos do Casteloes e do Covense a comparecerem domingo no pavilhao (mas certamente eles nao iram deixar de estar presentes, sabe-se la pke tb).

    Espero tb e como voces dizem que pro ano : "todos os jogadores possam praticar bom futebol", sendo eles do pedome ou nao!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  11. antes demais gostaria que o senhor publicasse este comentário e não apenas os que são contra o Pedome. O que acabam de escrever é pura mentira, pois temos uma claque sim como todos os grandes clubes e ninguem da direcção incentiva a mesma com cerveja para provocar á violência pois acho todos estas cenas lamentaveis. Agora vêm sempre provocar o Pedome não sei porque e vem sempre a falar de nós. Pois meus caros a verdade é grave o que fizeram e vão pagar com isso no tribunal, pois difamação sem fundamento é crime (e o arbrito nem saiu do campo durante o intervalo!!!) e como prova temos isso filmado. Lamento que apenas falem destes casos nos nossos jogos, quando o castelões quando foi lá para a taça o proprio treinador cuspiu num jogador nosso... o covense este ano andou a pancadaria com S. Martinho , as Lameiras com Floresta... e ninguem fala NISSO??? Fomos aí jogar limpinho e os vossos proprios jogadores é que se portaram mal estando sempre a provocar ( até a policia confirmou isso ao v/ presidente )Estão a fazer de nós os maus da fita. Mas mostramos em campo de merecemos este campeonato e iremos com certeza fazer a dobradinha! Até mais.

    ResponderEliminar
  12. Estou a começar a ficar farto... não somos putos e a maior parte sou maiores de idade não nus dom grades mas sim somos nos que compramos com o nosso dinheiro e na carta metade é mentira. Tínhamos a facha a dizer fuck nada mais nem bocas nem comentários e a confusão não começou com a claque mas sim um gordo do castelões agredir um de pedome a direcção do pedome não tem nada com isto muito memos os jogadores. Quero salientar que somos campeões e sem pagar jantares.
    Nos últimos anos têm sido campeões honestamente e agora que não foram vêm com Historias da treta... não arranjem desculpas para o vosso fracasso... no campeonato e na taça... não á medo em ir ás lameiras temos é receio como todas as equipas. Recentemente fomos lá e tudo correu bem até estivemos a tomar um copo juntos... e pena que metem as lameiras nisto eles são um povo espectacular que sempre nos pôs a vontade e nunca foram violentos connosco se foram convosco é porque mereceram.... agora resta saber se têm coragem de publicar isto... porque os males entendidos têm de se resolver... agora vamos ver a vossa dignidade....

    ResponderEliminar
  13. Não deixa de ser curiosa a reacção que esta carta está a suscitar. E é também interessante a preocupação com a sua publicação neste blog. Recordamos que esta carta é pública e foi enviada pelo Castelões ao presidente da AFSA, da qual foi dado eco na imprensa.
    Este é um blog do Covense, mas não está fechado às informações de interesse geral. Quando aqui publicamos os resultados e classificações de outras divisões ou outra matéria não vimos tanto prurido para esses lados. Assim como quando recentemente o Covense felicitou o Pedome pelo título de campeão, informação que nada tem a ver com o Covense, e essa mesma não suscitou estas críticas. Será que esta carta da direcção do Castelões está a pesar da consciência de alguém? Responda quem souber.

    ResponderEliminar
  14. Mais: os comentários são todos publicados, desde que NÃO SEJAM ofensivos à honra de quem quer que seja, clubes, pessoas e afins. Mas o que se verifica é que a maioria deles não passam disso, revelando uma enorme inveja e azedume por este símbolo. Esses, claro, são encaminhados para o sítio certo.
    Este não é um blog como outros, que nem comentários permite!

    ResponderEliminar